Carisma Palotino

Carisma de São Vicente Pallotii

- Carisma Palotino

Qual é o carisma palotino ou dos seguidores de Pallotti? Qual é o carisma da União do Apostolado Católico?

Pallotti mesmo nunca disse que ele era uma pessoa carismática, mas, vendo o que ele fez como fundador, podemos dizer que foi deveras uma pessoa carismática

O carisma palotino ou o carisma da União do Apostolado Católico é a promoção do apostolado católico ou universal na Igreja de Cristo. Fazer com que o carisma do apostolado católico, isto é, de todos e de cada um, se torne sempre mais realidade na Igreja. O próprio nome União do Apostolado Católico diz isto: unir-nos para o apostolado católico instituído por Jesus Cristo na Igreja.

Chama-se Pia Sociedade do Apostolado Católico porque respeita, venera, serve e coadjuva o apostolado católico, que foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo... e é neste sentido que se diz ‘Pia Sociedade do Apostolado Católico’.

Esta pia Sociedade se diz do Apostolado Católico, não porque presuma ter em si o apostolado católico, mas para que venha a se tornar, para sempre, na Igreja de Jesus Cristo, como um clarim do Evangelho, que a todos chame, que a todos convoque, que em todos os fiéis - de todo estado, posição e condição - desperte o zelo e a caridade, a fim de que todos - humildemente, amorosamente, religiosamente - respeitem e venerem o apostolado católico, conforme instituído por Jesus Cristo em sua Igreja.

No seu testamento, escrito em 1840, São Vicente Pallotti exorta a todos os seus seguidores:
Rogo, agora e sempre, à vossa caridade e ao vosso zelo religioso, ó padres e irmãos caríssimos em Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado, que vos empenheis tanto pela definitiva instituição e pela mais rápida e profícua propagação da pia Sociedade, como se vós todos tivésseis sido escolhidos por Nosso Senhor Jesus Cristo para serdes fundadores, propagadores e mantenedores nesta terra e válidos intercessores, quando a divina misericórdia vos colocar no reino eterno da glória. E fazei por interessar-vos por ela o quanto possível, o quanto se interessaram todos os santos fundadores e fundadoras na fundação, propagação e manutenção dos seus respectivos diferentes institutos. Mais. Tomai-lhe tal interesse, como tomaram Nosso Senhor Jesus Cristo, sua Santíssima Mãe, São José, puríssimo esposo de Maria, os apóstolos e discípulos pela fundação e propagação da Igreja católica, apostólica, romana.

 Por isso, cremos que o Espírito Santo nos ajuda com seus dons a servir ao apostolado católico na Igreja. Queremos assim engajar-nos para suscitar, animar e acompanhar o apostolado católico ou o apostolado universal ou o apostolado de todos e de cada um na Igreja. O carisma do apostolado católico é muito rico e inclui muitos aspectos.

O grande desafio para a Igreja de Cristo hoje é a evangelização do mundo. O número dos que não conhecem Jesus Cristo hoje é muito maior do que no tempo de Pallotti. Ora todos os homens são destinatários da salvação realizada por Jesus Cristo. A evangelização do mundo deve acontecer através do engajamento de todos os cristãos e cristãs. Mas a própria Igreja precisa ser novamente evangelizada para que se torne não apenas uma comunidade de evangelizados mas também de evangelizadores. Pallotti não usou a palavra nova evangelização, mas falou inúmeras vezes de reavivar a fé e de reacender a caridade, o que no fundo é o equivalente da nova evangelização.
Continua válido e necessário o desafio de formar uma comunidade cristã apostólica onde todos trabalham ativamente na evangelização do mundo, embora nem todos façam a mesma coisa, animados pelo mesmo espírito do Cristo apóstolo do Pai eterno.

Nós não somos donos do carisma do Apostolado Católico, mas estamos simplesmente a serviço do mesmo.

Somos, por isso, desafiados a sermos uma comunidade de oração com Maria no Cenáculo, a fim de recebermos o Espírito Santo que nos capacita a sermos apóstolos de Jesus Cristo no dia de hoje a exemplo do que foi e fez nosso Fundador São Vicente Pallotti. Que a Mãe do Apóstolo do Pai e da comunidade apostólica nos ajude a sermos apóstolos do apostolado católico, como foi São Vicente Pallotti!

Fonte:  Material do ISEP

 

 

Pensamentos

"Buscai a Deus e o encontrareis; buscai-o em tudo e o encontrareis em tudo. Buscai-o sempre, e o encontrareis sempre"

 

Sao Vicente de Paloti (OCL II, 126)

Participe

Você pode enviar matérias, textos, entrevistas, videos, fotos sobre o que aconteceu e acontece no seu grupo, comunidade,  cidade ou região para o nosso email abaixo. O site é de vocês!

Email: juventudepalotina.brasil@gmail.com

 

 

Fale conosco

Juventude Palotina
Rua José Binhara, 461, Bairro Cajuru. Curitiba - PR, CEP 82.940-350,

Para entrar em contato com a JP pelo email juventudepalotina.brasil@gmail.com ou escreva para o noso site aqui.